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quinta-feira, 2 de abril de 2009

O APERFEIÇOAMENTO PESSOAL

ApresentamApresentamos uma abordagem crítico-histórico-prático-libertadora, acerca da idéia central do texto: O pessoal do Ensino Superior,um permanente desafio.Tendo como ponto de partida,o aperfeiçoamento do pessoal;a qualidade do ensino de terceiro grau ;a maneira como as instituições ,governos e organismos independentes poderiam incentiva-lo e promove-lo ;a autonomia dos estabelecimentos a nível nacional,estadual ou institucional e o papel-chave a ser desempenhado pelas pessoas responsáveis por estabelecimentos  de ensino superior.

Destacamos os aspectos mais importantes,tais como:1.Por que se preocupar com o aperfeiçoamento do pessoal?conforme recente estudo do banco mundial (1994),observe que um pessoal docente de alta qualidade e fortemente motivado e uma cultura profissional que o apóie são condições essenciais para atingir a excelência,nas organizações com forte carga trabalho ,cujos serviços repousam sobre os recursos humanos.2.Quais são os desafios hoje ,ao desenvolvimento do recursos humanos .2.1 O crescimento da demanda de ensino superior como fenômeno mundial  e a pressão do crescimento quantitativa sobre todos os tipos de equipamentos. As restrinções financeiros às quais estão submetidos todos os países, impedem os estabelecimentos públicos os governos de dedicar ao ensino superior,um financiamento e um orçamento da educação continuada.2.3 A ênfase dada sobre a educação de base convencer uma grande quantidade de países em desenvolvimento a limitar seu apoio financeiro ao ensino superior.2.4As expectativas dos governos e da opinião pública,lançam pesadas responsabilidades sobre os estabelecimentos,decorrentes do fato de dedicarem oficialmente mais atenção às necessidades de seus parceiros em seu planejamento estratégico e de associarem a comunidade a seu próprio desenvolvimento,convidando-a formular sugestões.2.5 A busca da qualidade acompanhou de perto o crescimento quantitativo e a diminuição das ajudas financeiras.2.6 O processo tecnológico afeta todas as disciplinas e obriga os professores a darem mais atenção as últimas inovações em matéria de pedagogia e de condição de pesquisas. As necessidades de aumentar a participação das mulheres no pessoal e nos efetivos constitui, um desafio para os estabelecimentos de ensino superior . A evoluções espetaculares das exigências do mercado de trabalho afeta inevitavelmente os estabelecimentos  que se esforçam para responder à demanda nacional ou regional, ensinando os diplomados  a criar  por si mesmos seus próprios postos de trabalho,na falta dos postos tradicionais.2.9Uma gestão eficaz exige novas competências no interior dos estabelecimentos,competências que nem sempre possuem aquelas que tradicionalmente  são colocadas e frente das  universidades ou faculdades .3.Qual é o papel que o pessoal dos estabelecimentos de ensino superior  será chamado a desempenhar no futuro e quais competências  deverá possuir : 3.1 Os dirigentes dos estabelecimentos-  reitores ,vice – presidente,vice – reitores ,etc -,os desafios são imensos :tomar as decisões e definir as estratégias em ambientes novos,qualidades de liderança,senso da comunicação e os talentos da persuasão,a fim de convencer seus colegas professores e pesquisadores da necessidade de romper com hábitos estabelecidos de longa data. 3.2  Os gestores dos estabelecimentos,decanos e chefes de departamentos,apóia o chefe executivo em seus esforços para impor novas regras,assumem funções direção no nível das diferentes disciplinas e desempenham um papel-chave no implantação,de mudança institucional.3.2.1 Competências em matéria de gestão de pessoal, de animar uma equipe ou de ajudar os membros do pessoal a progredir em sua especialidade e a fortalecer seu profissionalismo.3.2.2 Capacidade de manejar cifras e compreender questões financeiras e problemas de custos;3.2.3 Um bom conhecimento das tecnologias da informação.3.2.3 Capacidade de levar em conta as novas evoluções no ambiente externo como,o risco da concorrência . 3.2.4 Senso Comercial .3.2.5Consciência estratégica de posição do estabelecimento.3.2.6 Capacidade de saber tirar partido dos processos decisório internos em um ambiente colegiado3.3 Os Universitários,enquanto professores modelos deveriam ter os seguintes competências.3.3.1 Conhecimento e compreensão  dos  deferente maneiras de  aprender dos estudantes 3.3.2 conhecimentos competência e atitudes em matérias de conferir notas e avaliar os estudantes, afim de ajuda-lo a avançar 3.3.3 vontade de se aperfeiçoar em sua especialidade, de aplicar as normas profissionais e manter-se em dia com as ultimas evoluções, 3.3.4 conhecimento das aplicações das tecnologias da informação que interessam a sua disciplina, aos instrumentos didáticos. 3.3.5 capacidade de identificar os sinais do “mercado” externo no que respeito as necessidades dos futuros impotências empregadores dos diplomados de sua disciplina. 3.3.6 domínio dos novos avanços em matérias de ensino e de aprendizagem, incluído império de um ensino “qual” – contato direto com os estudantes e ensino a distância – utilizando as mesmas matérias. 3.3.7 Atenção aos pontos de festa e aspirações dos “clientes”. Dos diferentes parceiros. 3.3.8 Compreensão de incidência dos fatores internacionais e multiculturais sobre os programas de estudos.3.3.9 Capacidade de ensinar a categorias diversificadas de estudantes pertencentes a diferentes faixas etárias, meios sócio econômicos, grupos étnicos, trabalhando em maior numero de hora de trabalho diários.3.3.10 Capacidade de assegurar, sem perda da qualidade, cursos magistrais, seminários ou oficinas freqüentados por um numero maior de estudantes, 3.3.11 Atitude de conhecer “ estratégias de adaptação” pessoais e profissionais.

 

 

 

 

 

3.4 pesquisadores, os professores universitários são igualmente obrigados a se adaptar e ser capazes de: 3.4.1 redigir uma proposta do projeto. 3.4.2 Constituir redes e coletar fundos as finalidades de seus projetos. 3.4.3 Orientar doutorandos e pesquisadores. 3.4.4 Administrar projeto, principalmente com parceiros internacionais. 4. Que tipos de formação inicial e no trabalho permitiriam enfrentar esses desafios: 4.1. Fortalecer a formação pedagógica e os programas de aperfeiçoamentos do pessoal. 4.2 Formação continuada dos professores dos níveis superiores. 4.3 O tele-ensino pode ser uma solução aos problemas que alguns paises vivenciam em matérias de aperfeiçoamento do pessoal e dos gestores. 5. Quais condições de trabalho e quais os sistemas de estimulo deveriam acompanhar as estratégias de formação para motivar o pessoal e criar um ambiente favorável: 5.1 A contração

vitalícia do conjunto do pessoal universitário foi substituídas por contratos de curta duração. 5.2 Os estabelecimentos privados, bem providos,vincula a remuneração a desempenho. 5.3 A política adotada pelos estabelecimentos universitários, recompensa o mérito pessoal do professor 5.4 O conjunto do pessoal docente, constrangido por que tem que trabalhar á noite e nos fins de semana  devido o número de horas de trabalhos determinados pela organização dos estudos. 6. Qual poderia se o papel dos programas de cooperação interuniversitária no aperfeiçoamento do pessoal do ensino superior. 6.1 consultar os estabelecimentos sobre a maneira de constituir uma equipe encarregada do aperfeiçoamento do pessoal e de organizar as respectivas. 6.2 Ajudar na concepção e elaboração das estratégias de aperfeiçoamento do pessoal. 6.3 Consultoria sobre a formação a ser oferecida as pessoas encarregadas de assegurar o aperfeiçoamento do pessoal e sobre as competências que elas devem ter. 6.4 intercambio de curso sobre todos os aspectos de melhoria das pratica pedagógicas. 6.5 Difusão de informação sobre os métodos de organização e gestão de unidade de aperfeiçoamento do pessoal que tiveram sucesso. 6.6 Comunicação de nomes de formadores competentes em formação contra partida, sobre seu desempenho. 7 As próximas etapas: algumas sugestões sobre as ações a implementar. 7.1 cada estabelecimento deveria elabora um plano de aperfeiçoamento do pessoal como parte de sua estratégia de gestão dos recursos humanos. 7.2 Os gestores dos estabelecimentos deveriam rever sua política relativa aos critérios de seleção e de promoção.7.3 Cada estabelecimento deveria criar uma unidade central encarregada de elabora e acompanhar permanentemente sua política de aperfeiçoamento de pessoal.7.4 os estabelecimentos deveria considerar a possibilidade de fixar metas em matéria de formação continuada para algumas categorias do pessoal e tornar essa formação obrigatória.7.5 Os governos e organismos de financiamento nacionais deveriam rever os sistemas nacionais de recrutamento e de promoção,tornando os cursos de aperfeiçoamento obrigatórios em certas etapas da carreira, para melhor acentuar sua importância.7.6 Os governos podem estimular a colaboração e a cooperação em matéria de aperfeiçoamento do pessoal,fornecendo uma ajuda inicial para facilitar a criação de unidades no interior dos estabelecimentos ou de associações ou redes interligando os profissionais  envolvidos.7.7 As organizações e doadores internacionais podem patrocinar pesquisas sobre boas práticas e divulgar seus resultados por intermédio das redes.7.8 Promover a elaboração de indicadores de desempenho ou a compilação de estatísticas relativas à gestão. Compartilhamos a visão crítica fazendo um diagnóstico e uma análise acerca dos diferentes desafios que os estabelecimentos de ensino superior enfrentam como a insuficiência gritante das ações e dos critérios atuais, a tendência crescente de atribuir maior autonomia ao pessoal docente e administrativo,superar os desafios através dos aspectos de atividades realizadas em colaboração com intercâmbio de dados,de experiências,de laboratórios ou de matérias e de idéias.Percebemos a importância primordial dos estabelecimentos definir com clareza sua política de aperfeiçoamento do pessoal e seus responsáveis a apoiar energicamente a sua implantação,que resulte no desenvolvimento das competências profissionais da prática,para melhor delimitar as mudanças futuras e superar com sucesso os desafios existenciais.

      

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

Unesco(1997).Recomendação relativa à condição do pessoal docente do ensino superior.Adotada pela conferência                          Geral em sua 29SESSÃO, NOVEMBRO DE 1997.PARIS.

UNESCO(1998)O pessoal do ensino superior :um permanente desafio,pp434-454,Fielden,John.Ed.98/CONF.202/7.4,A

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